Tipos de radiação solar, danos na pele e como tratá-los

Tipos de radiação solar, danos na pele e como tratá-los
Tabla de contenidos

Você sabia? O melhor cosmético anti-idade para a pele é a proteção solar. Usando um protetor solar diariamente e reaplicando-o, evitaremos o aparecimento de sinais de envelhecimento como manchas, rugas ou perda de elasticidade. Sem mencionar o temido câncer de pele. No post de hoje, falamos sobre os diferentes tipos de radiação solar, os danos que podem causar na pele e como tratá-los. Continue lendo!

Tipos de radiação solar

Radiação Ultravioleta (UV)

  1. UVA: Penetra profundamente na pele e é responsável pelo envelhecimento precoce e formação de rugas, podendo até causar câncer de pele.
  2. UVB: Afeta principalmente a camada superficial da pele e é a principal causa de queimaduras solares. Também está associado ao desenvolvimento de câncer de pele.
  3. UVC: É a radiação mais perigosa, mas felizmente é bloqueada pela camada de ozônio e não atinge a superfície terrestre.

Radiação Infravermelha (IR)

Embora não cause queimaduras solares, a radiação infravermelha pode penetrar profundamente na pele e contribuir para o envelhecimento precoce e formação de radicais livres.

Danos na pele causados pela radiação solar

  1. Queimaduras solares: A exposição excessiva aos raios UVB pode causar vermelhidão, dor, inflamação e até queimaduras na pele.
  2. Envelhecimento precoce: Os raios UVA são responsáveis pela degradação do colágeno e elastina, levando à formação de rugas e flacidez.
  3. Manchas e hiperpigmentação: Outro efeito da exposição solar é o aparecimento de manchas escuras e descoloração da pele.
  4. Câncer de pele: A exposição prolongada aos raios UV aumenta o risco de desenvolver câncer de pele, incluindo o melanoma.

Como tratar a pele queimada pelo sol

  1. Refrescar a pele: Aplique compressas frias ou tome um banho frio para reduzir a inflamação e irritação.
  2. Hidratar com Neutrogena Hydro Boost: Use cremes hidratantes para acalmar a pele. Este creme corporal da Neutrogena, com sua fórmula com ácido hialurônico, ajuda a reter a umidade e acalmar a pele, proporcionando hidratação intensa e duradoura, ideal para peles secas e irritadas. 
  3. Beber muito líquido: Beber 2 litros de água por dia ajuda a pele a se recuperar de dentro para fora e alivia sintomas como queimação ou coceira.
  4. Evitar a exposição solar: Não se exponha ao sol! Espere até que a pele se recupere, evitando a exposição solar até que a queimadura esteja curada. E não se esqueça de sempre usar um protetor solar com FPS 50+ e aplicá-lo após cada banho e a cada 2 horas.

Como nos proteger da radiação solar

  • Heliocare 360º Sensation SPF 50+: este novo protetor solar facial da Cantabria Labs oferece proteção de amplo espectro contra os raios UVA e UVB e contra o aparecimento dos sinais de envelhecimento. Sua fórmula leve e de rápida absorção é ideal para uso diário.
  • La Roche-Posay UVmune 400 SPF 50+: este protetor solar facial da La Roche-Posay, também disponível para peles com tendência acneica, oferece proteção avançada contra os raios UVA longos, responsáveis pelo envelhecimento precoce. É ideal para peles sensíveis e propensas a alergias solares.
  • Avène Intense Protect SPF 50+: a melhor opção para proteger a pele do corpo durante atividades ao ar livre, pois é resistente à água e adequada para toda a família, incluindo bebês e crianças. 

  • Eucerin Sun Sensitive Gel-Creme SPF 50+: Especialmente formulado para os pequenos, peles sensíveis e propensas a alergias solares, este creme solar corporal da Eucerin se destaca por sua textura não oleosa e rápida absorção, tornando-o ideal para uso diário.

Proteger a pele da radiação solar, com protetores solares de amplo espectro como os recomendados, é fundamental para prevenir danos a curto e longo prazo. 

Além disso, reaplicar o protetor solar a cada 2 horas ou após cada banho, proteger-se com acessórios como bonés, chapéus ou guarda-sóis e evitar a exposição nos horários centrais do dia ajudará a prevenir danos na pele como queimaduras, sensibilidade ou até melanomas. E se você quiser uma proteção extra, inclua em sua rotina diária de cuidados cápsulas solares como as da Heliocare! Assim, a pele fica protegida por dentro e por fora!

Consejo
farmacéutico
Consultar o nosso especialista
Silvia Del Río
O nosso farmacêutico especialista aconselhá-lo-á
Pergunte-me