Porque é que as nossas articulações doem e como combatê-las?

Porque é que as nossas articulações doem e como combatê-las?
Tabla de contenidos

A todos nos doem as articulações em algum momento. O motivo? um golpe, uma torção, uma inflamação ou por outras doenças ou aflições. Quando ocorre de forma pontual, é algo incômodo, mas quando ocorre de forma crônica, pode afetar nosso dia a dia e nossa qualidade de vida. No post de hoje, vamos contar quais suplementos podem ajudar a combater a dor nas articulações. Continue lendo!

Por que doem as articulações?

As articulações são as uniões entre diferentes ossos que, graças ao trabalho dos músculos, proporcionam mobilidade ao corpo. Por serem tão móveis e para evitar que os ossos que as compõem rocem entre si e se erodam ou causem dor, são revestidas de cartilagem e rodeadas por um líquido chamado sinovial.

Estes são dois dos principais fatores na amortização das cargas físicas e na prevenção da dor articular. Essa dor tem diferentes causas, mas todas acabam sendo muito incômodas para quem as sofre.

Como mencionamos, pode estar relacionada a golpes, torções, entorses, sobrecargas, fraturas ou, em última análise, qualquer tipo de trauma. Mas também pode ser provocada por problemas como:

  • Artrite séptica (infecção na articulação).
  • Osteoartrite.
  • Osteomielite (infecção no tecido ósseo).
  • Infecções causadas por vírus.
  • Doenças autoimunes (lúpus ou artrite reumatoide, por exemplo).
  • Problemas degenerativos.
  • Condromalácia patelar.
  • Bursite.
  • Cristais na articulação (gota ou pseudogota).

Essas causas acabam resultando em uma série de sintomas que podem ser resumidos em inflamação, vermelhidão, calor (aumento da temperatura na região), sensibilidade e, claro, dor articular.

Dor articular: mecânica ou inflamatória?

Se nos dóem as articulações e queremos saber como diminuir esses incômodos, é importante avaliar se a dor que sentimos é mecânica ou inflamatória. Isso ocorre porque, dependendo dessa origem, serão necessárias medidas diferentes para tratá-la.

O desgaste progressivo da cartilagem é característico de doenças como a artrose, que afeta mais de 5,5 milhões de pessoas na Espanha. Se for o nosso caso, é provável que sintamos essa dor mecânica na coluna, nos quadris, nos joelhos ou nas mãos, já que são geralmente as articulações mais afetadas.

Nessas circunstâncias, a dor aumenta com o movimento e diminui com o repouso. Por outro lado, temos a dor inflamatória, relacionada a doenças reumáticas que cursam com inflamação, como a artrite.

Geralmente é acompanhada de inflamação e vermelhidão, sendo comum que haja certa rigidez que dificulte o movimento.

Como prevenir a dor articular

Ao combater a dor articular, temos várias opções. Entre as mais eficazes, destacam-se as seguintes.

Praticar esportes

Pode parecer contraditório, porque alguns esportes podem prejudicar a cartilagem, mas o movimento fortalece os músculos, alivia a rigidez e reduz a dor.

Portanto, é uma questão de selecionar adequadamente o exercício. Se pudermos nadar, caminhar ou praticar esportes que não impactem nas articulações, preveniremos e até mesmo reduziremos a dor.

Cuidar das posturas

Os problemas articulares surgem principalmente devido ao desgaste da cartilagem ou devido a pressões incorretas dos ossos. Assim, se cuidarmos para que nossas posturas permitam que cada articulação suporte as forças para as quais está preparada, preveniremos diferentes dores.

Descansar adequadamente

Um bom descanso favorece a desinflamação e permite que as cartilagens voltem à sua posição. Não requer esforço e é uma das melhores maneiras de combater a dor.

Boa hidratação

Se considerarmos que a cartilagem é composta por 80% de água, fica mais fácil entender a importância de se hidratar.

Se não o fizermos adequadamente, o organismo obterá essa água de que precisa das cartilagens e outras partes do corpo, o que é muito prejudicial.

Como tratar a dor articular

Além das medidas anteriores, existem alguns produtos que podemos utilizar e que nos ajudarão quando sentimos dor nas articulações.

  • Pranarôm Aromalgic Spray Articulações: O spray para articulações da Pranarôm contém óleos essenciais com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias para dores crônicas ou pontuais nas articulações, proporcionando alívio e acelerando a recuperação.
  • NDL PRo-Health Everyday Articulações: Formuladas com Colágeno tipo II, Ácido Hialurônico, Extrato de Cúrcuma Longa, Magnésio ou Vitamina C, estas cápsulas da NDL contribuem para a manutenção adequada do tecido, bem como para o funcionamento normal de ossos e cartilagens, protegendo-os de possíveis lesões.
  • Anti-inflamatórios e analgésicos: Com ativos como o diclofenaco dietilamina, ajudam a aliviar a dor e o desconforto articular e a melhorar o movimento. No site da Farmaciasdirect, você pode encontrar uma ampla seleção de anti-inflamatórios e analgésicos em gel, como Voltadol 11,6mg/g ou Voltadol Forte 23,2mg/g, ou adesivos como Voltadol 140 mg.

Lembre-se de que, se sentir dor nas articulações, pode recorrer a esses tratamentos para aliviar o desconforto e melhorar o movimento. No caso dos anti-inflamatórios e analgésicos, recomendamos que consulte um especialista antes de tomá-los. E diga adeus à dor articular!

Consejo
farmacéutico
Consultar o nosso especialista
Silvia Del Río
O nosso farmacêutico especialista aconselhá-lo-á
Pergunte-me