O que é a artrite reumatoide? Sintomas, causas e como gerir as crises

O que é a artrite reumatoide? Sintomas, causas e como gerir as crises
Tabla de contenidos

Você sabe  o que é a artrite reumatoide? Esta doença crônica é caracterizada por causar inflamação e dor nas diferentes articulações do corpo. A seguir, fornecemos mais informações sobre o assunto.

O que é a artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma patologia autoimune do tipo inflamatório que se manifesta nas articulações pequenas e médias. Segundo a fundação Caser, afeta aproximadamente 0,5% da população, embora ocorra  com maior frequência em mulheres a partir dos 50 anos.

É uma doença progressiva desencadeada pela inflamação das membranas sinoviais das articulações afetadas. É de origem autoimune porque o próprio organismo a produz ao tentar se defender de uma ameaça.

Portanto, cria uma série de anticorpos que danificam e degeneram os tecidos do organismo. Ao falar da  artrite reumatoide e seus sintomas, não podemos ignorar que aqueles que sofrem com isso sentem dor, fadiga e rigidez, que são mais intensos pela manhã.

Além disso, é importante saber que geralmente é mais comum em articulações como as dos pés, tornozelos, mãos, dedos e pulsos.

Quais são as causas?

Agora que explicamos  o que é a artrite reumatoide, é hora de falar sobre  a artrite reumatoide e suas causas, o que não é simples porque não tem uma origem exata.

Neste sentido, acontece o mesmo que em outras doenças autoimunes. O que sabemos é que a artrite reumatoide ocorre com mais frequência em pessoas com  certa predisposição genética.

Embora não seja uma patologia considerada hereditária, é possível que seja ativada por certos agentes ambientais.

As causas consideradas no desenvolvimento da artrite reumatoide são as seguintes:

  1. Material genético. Acredita-se que pode ser uma questão genética que torna essa doença mais comum em certas famílias. Assim, quando uma pessoa tem, é possível que seus descendentes também a sofram.
  2. Diferentes infecções. Foram estudados vírus, bactérias e fungos que podem causá-la, embora ela não seja transmitida por contágio.
  3. Um defeito na cartilagem ou na junção das articulações.
  4. Uma anomalia no sistema imunológico que faz com que não responda bem às infecções.
  5. Fraqueza muscular, que causa um maior desgaste das articulações.
  6. Movimentos repetitivos que deterioram as articulações.
  7. Lesões e traumatismos.
  8. Ter sobrepeso ou obesidade, pois favorece a osteoartrite, especialmente nos joelhos.
  9. Alterações hormonais.
  10. Estresse.

Sintomas da Artrite reumatoide

Agora que conhecemos  o que é a artrite reumatoide e quais são suas possíveis causas, é hora de falar sobre seus sintomas. A maioria das pessoas que sofrem com isso relatam sentir dor nas articulações devido à inflamação, que às vezes é visível.

Além das mãos ou tornozelos, a artrite reumatoide também se manifesta nos quadris, joelhos ou articulações temporomandibulares.

Da mesma forma, em certas ocasiões, as dores no pescoço podem ter essa origem. Juntamente com esses dois principais sintomas, dor e inflamação, ocorre rigidez matinal.

Isso significa que, ao levantar de manhã, aqueles que sofrem com isso têm dificuldade em fazer movimentos com essas articulações. O tempo estimado de duração dessa rigidez é de aproximadamente 45 minutos.

Por outro lado, temos que falar sobre outro sinal muito evidente: a deformidade progressiva das articulações.

A inflamação permanente não tratada pode danificar ossos, ligamentos e tendões, e é isso que causa a deformidade. Como resultado, perde-se a capacidade de realizar certas atividades cotidianas.

A artrite reumatoide e seu tratamento

O tratamento da artrite reumatoide exige uma abordagem multidisciplinar; ou seja, requer a atenção de vários profissionais.

A colaboração entre fisioterapeutas, podólogos, cirurgiões e médicos reabilitadores é fundamental para entender o progresso do paciente.

Embora o tratamento principal seja farmacológico, com medicamentos destinados a reduzir a inflamação e os sintomas, existem alternativas naturais que melhoram a qualidade de vida do paciente, como é o caso do spray concentrado da linha Aromalgic da Pranarôm.

Eles são formulados com óleos essenciais 100% ecológicos, como Lavanda, Eucalipto ou Hortelã-pimenta. Aliviam imediatamente os desconfortos nos músculos e articulações, proporcionam flexibilidade e ajudam no movimento.

Também existem procedimentos usados nos casos de artrite reumatoide, como infiltrações com corticoides nas articulações.

Da mesma forma, cirurgias corretivas de deformidades podem ser realizadas e dispositivos ortopédicos como talas podem ser usados.

Quanto à fisioterapia, os tratamentos complementares com magnetoterapia mostraram grande eficácia. Seu mecanismo de ação melhora o fluxo sanguíneo e pode reduzir a inflamação e a dor.

Quanto tempo dura um surto de artrite?

Já sabemos  o que é a artrite reumatoide, ainda assim, devemos acrescentar que a duração de um surto pode variar de pessoa para pessoa e dependerá de sua gravidade. Portanto, determinar  quanto tempo dura um surto de artrite reumatoide com precisão não é simples.

Em geral, podemos dizer que pode durar de alguns dias a várias semanas ou até meses. Durante um surto, pode haver um aumento da inflamação nas articulações, o que pode causar dor, rigidez e inchaço.

Da mesma forma, pode haver fadiga, febre e perda de apetite. E, se o surto for grave, pode ser necessário ajustar o tratamento para controlar os sintomas e prevenir danos articulares permanentes.

Portanto, não basta apenas saber  o que é a artrite reumatoide, é importante contar com um especialista que prescreva um tratamento personalizado.

Na Farmaciasdirect, recomendamos seguir um estilo de vida saudável, evitar fatores que possam desencadear um surto e seguir o tratamento farmacológico prescrito pelo especialista.

Consejo
farmacéutico
Consultar o nosso especialista
Miriam Arenas
O nosso farmacêutico especialista aconselhá-lo-á
Pergunte-me