Bruxismo dentário: o que é e como tratá-lo?

Bruxismo dentário: o que é e como tratá-lo?
Tabla de contenidos

Muitas pessoas rangem os dentes sem perceber e sem saber o que pode significar para a saúde. Isso também acontece com você? Continue lendo, no post de hoje falamos sobre bruxismo dental, o que é e como tratá-lo O bruxismo é uma parafunção mandibular, que pode ocorrer durante o dia ou à noite, especialmente durante o sono, e que consiste basicamente em ranger os dentes.  Você sabe como? Apertando os dentes superiores com os inferiores, movendo-os de trás para frente e vice-versa. Isso geralmente é feito de forma inconsciente, o que causa o desgaste dos dentes. 

Bruxismo: causas e sintomas

Existem muitas causas relacionadas ao bruxismo dental, sendo o principal o estresse. Além de outros fatores como o tipo de alimentação, os hábitos do sono, a posição que temos ao dormir, se nossos dentes estão alinhados ou não... Por outro lado, é importante considerar que um dos principais problemas do bruxismo é que os dentes podem exercer muita pressão nos músculos dos tecidos e na região da mandíbula, por isso é importante estar atento aos sintomas e agir. Ou seja, ficar atento a sinais de ansiedade, estresse, depressão, dor de cabeça ou de ouvido, sensibilidade muscular, sensibilidade a alimentos muito quentes, frios ou doces, inflamação da mandíbula...

Como combater o bruxismo?

O objetivo é reduzir a dor, evitar o desgaste dos dentes e proteger a mandíbula dos danos causados pelo bruxismo. Portanto, para isso, sempre sob recomendação do seu dentista, você pode usar protetores dentais e placas, para usar enquanto dorme.  Quando falamos de placas, aqueles que tiveram aparelho ortodôntico sabem do que estamos falando, certo? É o mesmo, transparente e de plástico, para proteger os dentes.  O que mais você pode fazer? Evite alimentos duros e muito doces, faça exercícios de relaxamento para reduzir o estresse, aplique gelo ou compressas quentes na área onde a dor ocorre, beba muita água, se os dentes não estiverem alinhados, use aparelhos... E, mais importante, consulte um dentista, caso apresente sintomas e para fazer revisões periódicas.

Consejo
farmacéutico
Consultar o nosso especialista
Miriam Arenas
O nosso farmacêutico especialista aconselhá-lo-á
Pergunte-me