Tabla de contenidos
Com as mudanças bruscas de temperatura, com certeza você já ouviu frases como "agasalha-se bem ou vai pegar um resfriado" ou "não saia com o cabelo molhado, ou vai ficar doente". No post de hoje, falamos sobre os mitos e realidades mais comuns que envolvem os resfriados, a importância de proteger nossas defesas e como prevenir e aliviar seus sintomas. Continue lendo!
Tudo sobre o resfriado e as mudanças de temperatura
Um dos mitos mais difundidos é que o frio por si só pode causar resfriados. A realidade é que os resfriados são causados por vírus, sendo os rinovírus os mais comuns.
Esses vírus se espalham de pessoa para pessoa pelo ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, ou através do contato com superfícies contaminadas.
Então... Por que os resfriados são mais frequentes no inverno? Existem várias razões; em climas mais frios, as pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de vírus.
Além disso, o ar seco, tanto no exterior frio quanto em interiores aquecidos, pode ressecar as membranas mucosas do nariz, tornando-as mais suscetíveis a infecções virais.
Outro mito muito popular -e pelo qual vocês nos perguntam muito- é que sair com o cabelo molhado vai te fazer pegar um resfriado. A resposta é não!
Como mencionamos no início do post, embora seja verdade que quando o corpo esfria (nesse caso, pelo fato de estar frio e com o cabelo molhado), o sistema imunológico pode se enfraquecer temporariamente, aumentando a probabilidade de pegar um resfriado. Contudo, os resfriados são causados por vírus, e não pelo simples fato de ter o cabelo molhado.
Por outro lado, e no que estamos comentando, embora as mudanças de temperatura não sejam as culpadas diretas dos resfriados, manter um sistema imunológico forte é essencial para prevenir infecções.
Uma dieta equilibrada, a prática regular de exercícios, um bom descanso e o reforço das defesas com o uso de determinados suplementos, especialmente durante a temporada de resfriados, são fundamentais.
Como tratar os resfriados e seus sintomas
-
Pranarôm Aromaforce Defesas Naturais: é uma solução à base de óleos essenciais que fortalece as defesas naturais do organismo. Óleos essenciais, como o eucalipto radiata e o ravintsara, são conhecidos por suas propriedades antivirais e antibacterianas. Pranarôm Aromaforce Solução Defesas Naturais pode ser aplicada no peito ou inalada através de um difusor para ajudar a proteger o sistema respiratório e fortalecer o sistema imunológico.
-
Aboca Fitonasal Spray Concentrado: Um problema comum durante os meses frios é a congestão nasal. Aboca Fitonasal é um spray concentrado que ajuda a aliviar a congestão nasal sem recorrer a descongestionantes químicos. É formulado com ingredientes naturais que formam uma barreira protetora na mucosa nasal, evitando assim o contato com agentes externos irritantes ou infecciosos. Além disso, seu uso contínuo não provoca o "efeito rebote" que às vezes está associado a outros descongestionantes nasais.
- Medicamentos antigripais: existem ativos como Paracetamol ou Clorfenamina, conhecidos por ajudar a tratar dor de cabeça, febre ou congestão nasal, tão comuns em resfriados. Podemos encontrá-los no site da Farmaciasdirect em diferentes formatos: sachês granulados, como por exemplo Frenadol Complex, Frenadol Forte ou Frenadol Junior, cápsulas como Frenadol Descongestivo, xarope, sachês bebíveis..
Embora seja um mito que as mudanças de temperatura sejam as causadoras diretas dos resfriados, é muito importante manter o sistema imunológico protegido.
Uma alimentação equilibrada, uma boa hidratação e o uso de suplementos que reforcem nossas defesas naturais podem ajudar a prevenir resfriados e outros problemas respiratórios.