Estratégias eficazes para deixar de fumar

Estratégias eficazes para deixar de fumar
Tabla de contenidos

Parar de fumar é um dos desafios mais importantes, gratificantes e difíceis que você pode enfrentar na sua vida. Seguir estratégias ou o uso de adesivos, chicletes, comprimidos ou sprays podem te ajudar a deixar este hábito de uma vez por todas. Continue lendo! No post de hoje, contamos quais usar e como parar de fumar.

O primeiro passo para parar de fumar é entender por que você quer fazer isso. Para melhorar sua saúde, economizar dinheiro ou melhorar sua qualidade de vida. Uma vez que tenha isso claro, defina uma data para parar de fumar.

Nossa recomendação? Escolha um dia que não esteja associado a muito estresse ou eventos onde você possa sentir a tentação de fumar, como almoços ou jantares com amigos.

Identificar os gatilhos que te levam a fumar é crucial. Situações de estresse, tédio ou o consumo de álcool são alguns dos principais motivos associados ao tabaco. Conhecê-los vai te ajudar a desenvolver estratégias para evitá-los ou lidar com eles de maneira mais saudável.

Dicas para parar de fumar

  • Conte com sua família e amigos. Fale com eles sobre sua decisão de parar de fumar. Até mesmo se juntar a um grupo de apoio ou procurar a ajuda de um profissional com certeza vai te ajudar. Compartilhar suas experiências com pessoas que estão passando pela mesma situação pode ser muito reconfortante e motivador.
  • Use substitutos de nicotina. Esses suplementos são ferramentas eficazes para ajudar a reduzir os sintomas de abstinência. Adesivos, sprays bucais, chicletes e comprimidos fornecem nicotina em doses controladas, como Nicotinell e Nicorette, que são duas das opções mais conhecidas para parar de fumar, ajudando a reduzir a dependência física do cigarro enquanto você se concentra em superar o vício psicológico e comportamental. Nesse caso, para abstinência severa, pode-se escolher comprimidos com nicotina para facilitar a transição para o abandono do tabaco.
  • Mude seus hábitos e rotinas. Um dos maiores desafios ao parar de fumar é quebrar os hábitos associados ao consumo de tabaco. Se você costuma fumar depois das refeições, tente alternativas como caminhar, mastigar chiclete sem nicotina ou escovar os dentes.
  • Motivação. Estabeleça metas pequenas e vá aumentando a dificuldade conforme você as alcançar. Cada dia sem fumar conta!

Estresse e parar de fumar

O estresse é um gatilho comum para fumar, daí a importância de aprender a gerenciá-lo de

Consejo
farmacéutico
Consultar o nosso especialista
Miriam Arenas
O nosso farmacêutico especialista aconselhá-lo-á
Pergunte-me