Como passar as refeições de Natal e não sair com 10 quilos a mais

Como passar as refeições de Natal e não sair com 10 quilos a mais
Tabla de contenidos

Chega o Natal e as celebrações se acumulam. Além disso, parece que não podemos celebrar nada sem uma refeição e não pequena precisamente. Por isso, é muito fácil terminarmos as festas com nossa figura (e nossa saúde) um pouco prejudicadas. As refeições fartas e os pratos com alto teor de gordura e açúcar se repetem em nosso cardápio mais do que o necessário. Superar as refeições de Natal sem sair rolando na tentativa se torna um verdadeiro desafio, embora ao colocarmos em prática algumas recomendações possamos sair melhor dos tradicionais banquetes natalinos.

Não vamos nos enganar, nessas datas a rotina muda e abandonamos os hábitos saudáveis: paramos de fazer exercício físico, comemos e bebemos mais do que o habitual e viramos a noite. Os quilos a mais, as digestões pesadas, o aumento do colesterol e do ácido úrico nos espreitam.

Não é necessário trocar o filé mignon, frutos do mar e os doces por uma salada. Sabemos que isso não faremos. Mas podemos tentar comer de tudo um pouco com moderação, escolher bem as opções saudáveis que ajudem a equilibrar. Se este ano você quer evitar os grandes banquetes para não se arrepender em janeiro quando subir na balança, aqui vão algumas dicas práticas.

Dicas para sobreviver às refeições de Natal

  1. Antes da refeição ou ceia: beba um copo de água 30 minutos antes do evento. Isso ajudará a reduzir o ímpeto inicial e hidratará seus órgãos internos, que trabalharão mais durante o dia.
  2. Durante a refeição ou ceia:
    1. Refeição: Dica que sempre esquecemos: modere com os aperitivos. Para os pratos principais, sempre é melhor optar por peixes do que por carnes, já que facilitam a digestão, e grelhados em vez de com molhos pesados. Se a escolha for carne, melhor de ave do que de boi ou porco, especialmente à noite. Quanto aos acompanhamentos, lembramos que os vegetais são amigos. Finalize a refeição com uma sobremesa à base de frutas em vez de bolos e doces.
    2. Bebida: se você não bebe álcool, tente evitar as bebidas açucaradas. A água é sempre a melhor opção. Se preferir a opção com álcool, comece com bebidas suaves e hidratantes. Prefere vinho? Tenha ao mesmo tempo à mesa um copo de água e vá alternando entre as duas bebidas.
  3. Após a refeição ou ceia: Chegou a hora das bebidas. O ideal é escolher bebidas refrescantes e hidratantes para saciar a sede. Se não pudermos evitar tomar uma bebida (ou várias), recomendamos que evite os combinados hipercalóricos o máximo possível (e não, não vale a pena com Coca Light). Danificarão nosso estômago e órgãos internos. Além disso, recomendamos que entre uma bebida e outra você tome um copo de água para se hidratar. Isso contrabalançará a desidratação causada pelo álcool.
  4. Antes de dormir: Beba um grande copo de água, isso ajudará no processo de reciclagem das toxinas ingeridas durante o dia.
Se estiver preocupado em sair das refeições de Natal o mais ileso possível, ponha em prática essas dicas e nos conte como foi em janeiro.
Consejo
farmacéutico
Consultar o nosso especialista
Silvia Del Río
O nosso farmacêutico especialista aconselhá-lo-á
Pergunte-me