Tabla de contenidos
Com a chegada do outono começam as infecções respiratórias. Nesta época é comum ficarmos congestionados, por isso é bom saber o que tomar para o resfriado e os corrimentos nasais.
O que são os corrimentos nasais?
Os corrimentos nasais são uma substância viscosa que o organismo produz para proteger certas superfícies. Por exemplo, quando estamos resfriados, os corrimentos nasais combatem as bactérias. Desta forma, a mucosidade acumula-se na zona respiratória. No entanto, os resfriados e a gripe não são apenas os responsáveis por seu aparecimento. Também são produzidos por alergias, frio ou até mesmo ao chorar. Padecemos de congestão nasal quando a membrana que reveste o nariz fica inflamada e, como consequência, ocorre uma obstrução. Isso torna mais difícil respirar através das fossas nasais. Estas situações ocorrem com a queda de temperatura e geralmente são provocadas por bactérias ou vírus. Antes de uma congestão nasal é comum sentir certos desconfortos na faringe. Depois, é acompanhada de um líquido nasal que nos dias seguintes pode tornar-se sujo e espesso. Por isso, diante desta situação, devemos saber o que tomar para o resfriado com corrimentos nasais. Com a ajuda de certos medicamentos podemos eliminar a mucosidade, evitando que se agrave a situação.
O que tomar para o resfriado com corrimentos nasais?
Quando devemos combater a mucosidade, temos ao nosso alcance uma grande variedade de medicamentos que podem nos ajudar:
- Podemos optar por um medicamento que reduza a viscosidade da mucosa em casos de gripe, bronquite, sinusite ou otite, como o Mucosan. Mas outra solução eficaz para reduzir as secreções e sua viscosidade é o nebulizador nasal NasalVicks, assim como a aplicação tópica da pomada Vaporub.
- Fluimucil é elaborado em comprimidos efervescentes, xaropes e sachês, e é perfeito para eliminar a mucosidade que aparece durante gripes e resfriados.
- Para combater alguns dos sintomas de resfriados e gripes, também podemos recorrer ao Iniston mucolítico. Este xarope elimina o excesso de secreções e corrimentos nasais, facilitando sua expulsão e prevenindo seu aumento.
Além de saber o que tomar para o resfriado com corrimentos nasais, é importante ter cuidado e não exceder as doses recomendadas. De fato, se depois de dias de tratamento a mucosidade não diminuir e a congestão continuar, é conveniente procurar o médico de família.
O que tomar para a tosse com corrimentos nasais?
A tosse é um recurso natural para expulsar os corrimentos nasais e desobstruir as vias respiratórias. Podemos dizer que age como um mecanismo de defesa, e a chamamos de tosse produtiva. Os sintomas da tosse com corrimentos nasais costumam ser expectoração matinal e muco espesso. Além disso, costumam vir acompanhados de congestão nasal, bem como de febre e mal-estar, se tivermos um processo infeccioso em curso. Esse tipo de tosse pode ocorrer após um longo processo de tosse seca que acaba irritando e inflamando as vias respiratórias. Por outro lado, e o habitual nas épocas frias, é que a tosse produtiva seja consequência de um processo infeccioso crônico ou agudo. Neste caso, as vias respiratórias geram mais muco para tentar eliminar a infecção.
O que fazer diante de uma tosse produtiva?
Em primeiro lugar, a tosse é um reflexo natural pelo qual nosso corpo se livra do excesso de muco. Por este motivo, os medicamentos antitússicos são desaconselhados; não convém impedir a tosse e evitar a eliminação de muco. Então, o que tomar para a tosse com corrimentos nasais? Aconselha-se um medicamento mucolítico como os mencionados anteriormente. O objetivo é expulsar o muco e melhorar a respiração durante todo o processo de resfriado ou gripe. Um farmacêutico pode nos ajudar a selecionar o tipo de apresentação mais adequada para o nosso caso. Por outro lado, além de saber o que tomar para a mucosidade, é importante que nos hidratemos corretamente. Assim, a mucosidade será mais fluida e facilitará sua eliminação até que desapareça completamente. Portanto, um dos grandes aliados para aliviar esses sintomas tão incômodos é beber muita água.
Conselhos para reduzir a congestão?
Além de conhecer o que tomar para os corrimentos nasais, podemos seguir certas rotinas que ajudarão na sua eliminação:
- Aumentar o consumo de líquidos (sopas, infusões ou água), pois reduzem a densidade do muco e limpam as fossas nasais.
- Os lavagens nasais disponíveis nas farmácias ajudam a expulsar o acúmulo de muco.
- Um banho de água quente ou o calor também são uma poderosa ferramenta contra a congestão nasal.
Como prevenir os corrimentos nasais?
Os resfriados geralmente não têm uma longa duração e, em geral, os sintomas duram três ou quatro dias. A partir do quinto, a situação começa a se resolver; então a tosse será o principal sintoma. No entanto, eles causam desconforto e é conveniente saber o que tomar para os corrimentos nasais para maior tranquilidade. Da mesma forma, sempre é melhor prevenir do que remediar. A seguir, apresentamos uma série de medidas que podem ser úteis:
- Descansar.
- Evitar fumar e beber álcool.
- Beber líquidos em abundância.
- Umidificar o ambiente.
- Evitar espaços mal ventilados ou fechados e mudanças bruscas de temperatura.
- Utilizar água com sal ou soro fisiológico para limpar o nariz.
- Utilizar lenços descartáveis.
Como expulsar os corrimentos nasais?
Para a maioria das pessoas que têm um resfriado, não é necessário estabelecer um tratamento específico. No entanto, se necessário, é selecionado com base na sintomatologia e nas características individuais. O objetivo é melhorar a situação de uma pessoa para que ela supere a doença de forma confortável. Os antibióticos nem sempre são a solução. Por isso, só devem ser tomados sob prescrição médica. No entanto, outras opções disponíveis quando nos perguntamos o que podemos tomar se tivermos corrimentos nasais incluem descongestionantes e antihistamínicos.
Quando procurar um médico, mesmo sabendo o que tomar para os corrimentos nasais
Diante de um resfriado ou resfriado, é importante solicitar uma consulta com o médico de família nas seguintes situações:
- Febre acima de 39 ºC.
- Dificuldade para respirar.
- Dor persistente no ouvido.
- Cefaleia frontal que piora com a inclinação.
- Se houver placas de pus na garganta ou dificuldade para falar.
- Se os sintomas persistirem após cinco dias de tratamento ou durarem mais de dez dias.
Embora saibamos o que tomar para os corrimentos nasais, nessas situações é importante procurar um médico para avaliar o caso.