Tabla de contenidos
A menopausa é inevitável e, com ela, geralmente vem a secura vaginal. No entanto, existem diferentes produtos que podem ajudar a lidar com isso. Qual é o melhor lubrificante para a menopausa? Como podemos escolhê-lo?
Sintomas e causas da secura vaginal
A secura vaginal ocorre como resultado do desequilíbrio entre a flora e a mucosa da área íntima feminina. A primeira protege naturalmente a vagina, enquanto a segunda é um lubrificante do organismo responsável por hidratar a área. Sua alteração causa uma diminuição do fluxo vaginal e má hidratação. No entanto, não causa problemas de saúde graves, embora possa levar à atrofia da área. Os sintomas associados à secura vaginal são:
- Coceira.
- Irritação.
- Ardor.
- Fluxo vaginal escasso ou quase inexistente.
- Dor durante as relações sexuais.
- Ardor ao urinar.
- Redução da elasticidade da pele da área.
Isso ocorre, em geral, devido aos seguintes fatores:
- Episódios graves de estresse.
- Infecções vaginais.
- Anticoncepcionais hormonais ou outro tipo de medicação hormonal prescrita para diferentes doenças: endometriose, câncer de mama ou miomas uterinos, e no caso de infertilidade.
- Menopausa, devido à diminuição na produção de estrogênio.
Para evitar piorar essa situação, é preciso evitar o uso de sabonetes ou outros produtos que alterem o pH vaginal. Da mesma forma, desaconselhamos o uso de roupas que não respirem, tabaco e absorventes ou tampões perfumados.
A secura vaginal pode ser prevenida?
Escolher o melhor lubrificante para a menopausa é uma das preocupações de centenas de mulheres quando passam por essa fase. Embora esta seja a principal etapa em que a produção de fluxo vaginal diminui, não é a única. Portanto, saber qual é o melhor lubrificante para a menopausa é de grande ajuda. No entanto, há outras coisas que podem ser feitas para evitar a secura vaginal:
- Beber alguns litros de água ao longo do dia em pequenos goles.
- Evitar o consumo de tabaco e álcool.
- Desfrutar de uma vida sexual plena.
- Não usar produtos de higiene íntima que contenham álcool ou que causem secura.
- Usar um lubrificante vaginal natural.
Como escolher o melhor lubrificante para a menopausa? Tipos e usos
A variedade de lubrificantes é muito ampla e a diferença entre eles está em sua composição. Isso determinará sua textura, pH, osmolaridade, cheiro, sabor, tempo de ação e propriedades, entre outras coisas.
Lubrificantes à base de água
São muito leves, naturais e são absorvidos muito bem. São adequados para a secura vaginal e em casos em que se busca uma gravidez. Isso ocorre porque não afetam a mobilidade dos espermatozoides. Eles evaporam facilmente, então é necessário reaplicá-los em certas ocasiões. São compatíveis com o uso de preservativos e brinquedos de silicone. Além disso, respeitam a flora vaginal e anal; a única desvantagem é que se dissolvem na água.
Lubrificantes de silicone
São mais densos do que os à base de água e não são absorvidos facilmente. São usados para encontros sexuais, mas principalmente para sexo anal ou em situações com água. Sua textura é sedosa e deslizante, e também são compatíveis com preservativos.
Lubrificantes à base de óleo
São gordurosos e evaporam lentamente, sendo os mais difíceis de remover e podendo deixar manchas. Embora sejam interessantes para praticar sexo, podem irritar a vagina, então não são adequados para casos de secura vaginal ou menopausa. Além disso, são incompatíveis com látex.
Qual é o melhor lubrificante para a menopausa?
Muitas mulheres vão à farmácia em busca de um lubrificante para resolver um problema pontual em sua área íntima (coceira, ardor, desconforto...). Geralmente, isso ocorre devido à falta de lubrificação natural; portanto, nessas situações, é melhor obter um lubrificante ou hidratante íntimo. Vejamos a seguir qual é o melhor lubrificante para a menopausa.
Durex Sensilube
Cuidar da área íntima da mulher ajuda-a a sentir-se mais segura e confortável. Por isso, Durex projetou Sensilube como um lubrificante natural para a menopausa. Seu objetivo é recuperar de forma suave a hidratação perdida e aliviar a sensação de secura. Pode ser usado diariamente. Este lubrificante da Durex é compatível com o pH do corpo e se adapta rapidamente à temperatura corporal quando aplicado. Não tem cheiro e é transparente, além de ser compatível com preservativos e adequado para mulheres de todas as idades.